Siga a SOS Corpo

ENTRE EM CONTATO COM A ESCOLA

contatos@soscorpo.com.br

ANATOMIA HUMANA - CORPO HUMANO

O estudo da anatomia tem evoluído muito com o apoio da tecnologia. Através da internet, possibilitamos conteúdo informativo referente a esta importante ciência. Leia mais...

 

 

MODELOS ANATÔMICOS

Para conhecer alguns modelos anatômicos clique aqui

Visitas
1713465

Massagem, por que conhecer diferentes estilos?

O que é Massagem? Podemos defini-la como um conjunto de manobras, aplicadas com as mãos (nem sempre), sobre a pele com finalidades, geralmente,  estéticas ou terapêuticas.

            O termo massagem poderia ser comparado a um "guarda- roupa" no qual encontramos vestimentas para diferentes ocasiões. Notem que é a ocasião que determinará o estilo de roupa que usaremos. Não podemos usar a mesma roupa em todas as ocasiões. Assim é com a massagem.

Existem diferentes estilos com efeitos diferentes. O Massoterapeuta deveria conhecer o maior número possível destes estilos para diversificar seu "guarda-roupa" e, assim, estar melhor qualificado para abordar os distintos problemas aos quais se vê confrontado diariamente.

Antes de conhecermos alguns desses estilos convém saber sobre o que atua a massagem. Esta terapia pode atuar de maneira a proporcionar um equilíbrio energético.

Nesse aspecto destacam-se as massagens orientais como o Shiatsu, Do-In (auto massagem), Ayurvédica entre outras. Os estilos ocidentais objetivaram a manipulação da circulação de retorno, venosa e linfática e os efeitos sobre o Sistema Nervoso (SN) - Sistema Nervoso Autônomo Parassimpático. Ainda nesse prisma inserem-se as massagens chamadas Reflexas ou Sensibilizantes,  que são feitas em partes do corpo como pés (Podal), mãos (Quirodal) e orelhas (Auricular) buscando os mesmos efeitos ou seja, atuar sobre a Circulação e o Sistema Nervoso.

O Estilo Neurocirculatório de massagem é bastante interessante. Deriva do estilo Sueco,  desenvolvido na Suécia por PER HENRIK LING (1776 a 1839), e tem por objetivo atuar no Sistema Nervoso (SN), em especial no Sistema Nervoso Autônomo Parassimpático (SNAP) e na circulação de  retorno venosa e linfática.

Para isso basta variar os componentes pressão e velocidade. Sendo feita de forma Lenta e Superficial produz efeitos calmantes no SNA por indução ao Parassimpático e analgesia. Ocorre que na pele, por cm², temos 200 sensores para a dor, 25 para o tato, 12 para o calor, 2 para o frio e um número ignorado para pressão. Apesar do maior nº de terminais para a dor estes são os mais lentos em comunicar-se com o cérebro.

Quando, na dor, estimulamos  qualquer um dos outros, esta ficará impedida de comunicar-se livremente com o SNC - Teoria das Comportas da Dor, ou conforme outra teoria o SNC prioriza o presente em detrimento ao passado, a dor. É por isso que, instintivamente, quando nos machucamos passamos a mão para, na verdade, a região atingida sentir algum estímulo como o tato,  calor ou mesmo a pressão.

Qualquer uma destas sensações reduz a dor. Sendo assim podemos dizer que a massagem Lenta e Superficial tem efeitos analgésicos. Sendo a massagem  feita de maneira Lenta e Profunda os efeitos serão de desintoxicação (limpeza). O profissional em massoterapia fará uma combinação dos dois efeitos.

Fará a massagem Lenta e Profunda quando conduzir em direção ao retorno venoso e fará de forma Lenta e Superficial quando voltar para reiniciar o movimento, proporcionando assim os efeitos de Limpeza, Relaxamento e Analgesia, tudo ao mesmo tempo. Por outro lado,  se a massagem for feita de maneira Rápida e Profunda seu efeito será de Nutrição.

Esta forma, pelo seu efeito, é muito utilizada na estética e nos casos de atrofias musculares. Evidentemente este efeito somente deveria ser produzido após os dois primeiros.

Do contrário seria como "servirmos a mesa em pratos sujos" . Por último a massagem poderia ser feita de maneira Rápida e Superficial produzindo a excitação do Sistema Nervoso -Massagem de Reabilitação por Neuroplasticidade - AVC/DVE. Podemos notar que fazer massagem é uma arte como "tocar um instrumento". Se for bem feita produzirá os resultados desejados do contrario faremos apenas "barulho".

Em outra oportunidade poderemos analisar outros estilos como a "Drenagem Linfática - PROPELI" que atua sobre o retorno linfático ou a Sensibilização Podal (Reflexoterapia) ou Auricular. Há muito para se entender e desmistificar.

 Prof. Rubens Balestro DIFEP POA/RS nº 1.956 / CREFITO nº 174.609-F