Auriculoterapia

  • Descrição:

    A Auriculoterapia é especialmente indicada quando se necessita que o paciente leve o tratamento para casa.(obesidade,vícios, etc.) As indicações e contra-indicações são as mesmas da Sensibilização Podal.

  • Docente:

    Prof. MS. Rubens Balestro DIFEP POA/RS nº 1.956 / CREFITO nº 174.609-F

  • Programa do Curso (PDF)

    Download PDF

  • Compartilhar:

Auriculoterapia

Como na Sensibilização Podal a Quirodal a Sensibilização Auricular ou Auriculoterapia tem seu início perdido no tempo. Entretanto difere das anteriores quanto a sua origem, parece não haver dúvidas que originou-se na China.

Como as demais massagens Sensibilizantes, também  faz uso de terminais nervosos, agora auriculares, sensibilizando-os por dor, tato, calor, frio ou pressão para que o SNC, desencadeie uma "Manutenção Preventiva" na área representada pelo ponto sensibilizado.

É importante que o estudioso das técnicas de Massagem Sensibilizante se de conta que os estímulos são feitos em Terminais "Nervosos" - (TN) sensíveis a "dor, tato, calor, frio e pressão" e não em terminais "Energéticos" -(TE). É por isso que nas técnicas de Massagem Sensibilizante não existe a preocupação com "sedar" ou "tonificar". Em "Auriculoterapia", como as regiões a serem massageadas são muito pequenas, o chinês usava, e ainda usa, sementinhas, destinadas ao alimento de pássaros (Colza), sobre os pontos a serem sensibilizados  provocando "dor" quando pressionadas. Alguns usam agulhas na Auriculoterapia. Não se trata de Acupuntura em Pontos Energéticos -TE e sim de se provocar "dor" em TN de áreas representativas de órgãos do corpo. Os que entendem isso não se preocuparão com o uso de esferas de "prata, ouro, aço ou mesmo de cristais". Mais sobre o mecanismo de atuação em Sensibilização Podal

A Auriculoterapia é especialmente indicada quando se necessita que o paciente leve o tratamento para casa.(obesidade,vícios, etc.) As indicações e contra-indicações são as mesmas da Sensibilização Podal.

Na obesidade os pontos deverão ser pressionadas, por 30 segundos cada, 5 minutos antes das refeições e sempre que sentir fome, além dos procedimentos complementares.
No Tabagismo os pontos deverão ser  pressionados, por 30 segundos cada, ao acordar, após as refeições  ao deitar e toda vez que sentir-se "nervoso".
No tratamento do Stress os pontos deverão ser pressionados toda vez que o paciente sentir-se "nervoso" ou "angustiado".
Obesidade


Tabagismo


Stress





 

Programa

 
-História;
- Fundamentação teórica;
-Mecanismo de funcionamento;
-Mapeamento do Pavilhão Auricular;
-Localização dos pontos;
-Programa para Obesidade;
-Programa para Tabagismo;
-Programa para Estresse;
-O material;
-A assepsia;
-Técnicas para a colocação de esferas;
-As recomendações;
-Indicações e contraindicações.

No curso de AURICULOTERAPIA você recebe qualificação para intervenção em:

Obs. Caso você tenha formação apenas em MASSOTERAPIA em alguns dos procedimentos será necessária a parceria com outro profissional da saúde que, dependendo do tipo da intervenção, poderá ser o médico,  o fisioterapeuta, o educador físico ou o nutricionista.

 Combate a Obesidade;

Combate ao Tabagismo;

Combate ao Stress;

Atuar em disfunções imunológicas como alergias e rinites;

Atuar em disfunções glandulares;

Provocar analgesia;

Provocar relaxamento muscular;

Etc..


Na conclusão do curso será entregue a apostila e o certificado.
Aviso legal