Drenagem Sinovial

  • Descrição:

    Trata-se de um conjunto de manobras que tem por objetivo forçar a renovação do Líquido Sinovial sendo utilizada nos casos em que o sinal reumático das mãos (dificuldade para fechá-las ao acordar) está presente (ver protocolo para reumatismo).

  • Docente:

    Prof. MS. Rubens Balestro DIFEP POA/RS nº 1.956 / CREFITO nº 174.609-F

  • Programa do Curso (PDF)

    Download PDF

  • Compartilhar:

Drenagem Sinovial

Técnica que tem por objetivo otimizar a troca do líquido Sinovial presente nas articulações. É utilizada no combate ao reumatismo.

DEFINIÇÃO:

Trata-se de um conjunto de manobras que tem por objetivo forçar a renovação do Líquido Sinovial sendo utilizada nos casos em que o sinal reumático das mãos (dificuldade para fechá-las ao acordar) está presente (ver protocolo para reumatismo).    

LÍQUIDO SINOVIAL

O líquido sinovial, encontrado nas cavidades articulares, é um fluído viscoso, filtrado do plasma através da membrana sinovial, cujas células secretam um mucopolissacarídeo contendo ácido Hialurônico e pequena quantidade de proteínas, que se soma a esse ultrafiltrado. Como essa filtração plasmática não é seletiva, exceto no que diz respeito às proteínas de alto peso molecular, o líquido sinovial normal tem, essencialmente, a mesma composição bioquímica do plasma.   

FUNÇÃO:

Lubrificar as faces articulares móveis e transportar nutrientes para a cartilagem articular.    

CARACTERÍSTICAS DO LÍQUIDO SINOVIAL NORMAL.

A quantidade normal de líquido contido na cavidade articular do joelho é inferior a 3,5 ml, aumentando nos distúrbios articulares. Assim, o volume colhido depende do grau em que é produzido pela articulação. Os níveis de proteína e imunoglobulinas são aproximadamente 25% dos níveis séricos, enquanto que os níveis de glicose e ácido úrico são iguais aos do soro. Lesões imunológicas, mecânicas, químicas ou bacterianas alteram a permeabilidade da membrana e capilares sinoviais produzindo variados graus de resposta inflamatória. As duas principais indicações de análise de líquido sinovial são as suspeitas de artrite séptica e de sinovite induzida por depósitos de cristais. Nas demais situações patológicas, o exame do líquido sinovial apenas indica se o fluido é do tipo inflamatório, não inflamatório ou se há a presença de hemartrose.  

 

 EXAME MICROSCÓPICO - Composto por:  

- Contagem global de hemácias e leucócitos;  

- Contagem diferencial de leucócitos;  

- Pesquisa de cristais.

 

   CRISTAIS  

- Monourato de sódio;

 - Pirofosfato de cálcio;  

- Hidroxiapatita;  

- Colesterol;  

- Artefatos.

 

A Drenagem Sinovial utiliza técnicas para a remoção dos cristais de Monouratos de Sódio que agridem os elementos presentes nas articulações, em especial a cartilagem, podendo, com o tempo, levar à incapacidade funcional.

 

No curso de DRENAGEM SINOVIAL, você recebe qualificação para intervenção em:

Obs. Caso você tenha formação apenas em MASSOTERAPIA em alguns dos procedimentos será necessário a parceria com outro profissional da saúde que, dependendo do tipo da intervenção, poderá ser o médico, o fisioterapeuta, o educador físico ou o nutricionista.

Nos casos de REUMATISMO a drenagem Sinovial pode ser utilizada nas articulações:

Ombro;

Cotovelo;

Carpo;

Falanges dos dedos das mãos;

Articulação Coxofemoral;

Joelho;

Tarso;

Falanges dos dedos dos pés.

 Etc..


Na conclusão do curso será entregue a apostila e o certificado.
Aviso legal